No momento você está vendo Abandono, descaso e perseguição. É assim que o Prefeito Agnelo Santos trata as famílias da zona rural de Santa Cruz de Cabrália/BA

Abandono, descaso e perseguição. É assim que o Prefeito Agnelo Santos trata as famílias da zona rural de Santa Cruz de Cabrália/BA

As famílias da zona rural de Santa Cruz Cabrália/BA, que vivem nos Assentamentos da Reforma Agrária, denunciam o abandono e o descaso que o Prefeito Agnelo Santos (PSD), tem tratado as demandas dos trabalhadores(as) da agricultura familiar.

Frente a ineficiência da gestão municipal em atender as demandas básicas das comunidades, as famílias encontraram como único meio alternativo levar pessoalmente, e entregar as pautas de reivindicações (infraestrutura, saúde, transporte, funcionamento da secretaria de agricultura, etc.) e dialogar com Agnelo Santos, na prefeitura.

Ao perceber a chegada das famílias, o prefeito fugiu e deu as costas como resposta à uma demanda legítima dos trabalhadores(as) do campo.

Para piorar a situação de abandono, o prefeito tratou as reivindicações das famílias como caso de polícia, dando despejo naqueles que o aguardavam na esperança de um diálogo.

Surpreendendo não só a seus munícipes e eleitores, mas também a toda a Bahia, o prefeito adotou uma postura ditatorial e perseguidora das famílias camponesas que utilizaram como recurso seu direito de manifestar e cobrar mais seriedade da gestão municipal.

Mandou cortar os poucos serviços de saúde que ainda existiam no posto da comunidade rural. Buscou perseguir lideranças da zona rural, baixou decreto e obrigou os educadores do campo a fazer relatório fotográfico das suas aulas, ignorando a situação dos alunos que não conseguem chegar até a escola por conta das más condições das estradas.

Essa postura ditatorial de Agnelo Santos, causa sofrimento e exclui as famílias agricultoras de acessar o mais básico dos seus direitos. Por sua parte, as famílias agricultoras reafirmam que jamais renunciaram ao direito de manifestar e lutar por melhores condições de vida.

Nestes tempos de atentados contra a democracia, ações como as do prefeito Agnelo Santos contra as familias do campo devem ser denunciadas sempre. A defesa da democracia é um exercício constante e necessita ser realizada diariamente.