Três cidades da região já receberam o mutirão de saúde com médicos do MST.
Por Coletivo de Comunicação do MST
Vem acontecendo nas áreas de reforma agraria da região do extremo sul da Bahia, o mutirão de saúde com médicos do Movimento Sem Terra. Os Assentamentos Jaci Rocha, município de Prado, Assentamento Rosa do Prado, município de Alcobaça e Assentamento Lulão, no município de Santa Cruz de Cabrália, foram atendidos, gerando mais de 200 consultas.
Para o dirigente estadual, Paulo Cesar Souza, as parcerias entre as prefeituras e MST tem garantido apoio ao coletivo de saúde na realização dos mutirões. “Essa parceria entre município e movimento social reforça a importância do cuidado das famílias do campo, o MST tem como objetivo a transformação da sociedade e isso começa com a saúde de cada camponês e camponesa” conclui Souza.
Todo mutirão começa bem cedo, com atividades físicas, atendimento médico e exames para os assentados e assentadas. Um esforço coletivo para garantir qualidade de vida e prevenção a toda comunidade. A ação faz parte das demandas do coletivo de saúde do MST, com atendimento médico gratuito e prevenção da saúde.
Os atendimentos médicos são, clínico geral, saúde da mulher, ginecologia e exames de ultrassonografia, de abdômen total, obstétrico, transvaginal, mama e tireoide.
Para Taliane Amaral, do coletivo de saúde do MST, a ação faz parte do processo organizativo do setor de saúde e reforça o cuidado com a vida de quem mora no campo. “Essa preocupação está refletida no papel que a Reforma Agraria Popular nos apresenta, promovendo ações de prevenção e cuidado, com qualidade e gratuitamente” encerra Amaral. O próximo assentamento a receber será o Fabio Henrique no município de Prado. O coletivo pretende passar com o mutirão de saúde, por todas as áreas de Reforma Agrária da região.