Por Coletivo de Comunicação do MST/BA
A professora Luana dos Santos Carvalho, nasceu em 02 de setembro de 1985 na cidade de Ituberá, região Baixo Sul da Bahia. Filha de agricultor e agricultora, viveu toda sua vida em uma comunidade de pequenos agricultores que fica no interior do município onde ela nasceu. Pessoa tranquila que adorava plantas, cantar e possuía muitas habilidades como educadora.
“Era uma menina incrível. Tinha um coração enorme, de um caráter sensacional, uma pessoa bem participante na comunidade. É difícil encontrar uma palavra pra definir ela, mas uma palavra, talvez, seria: Especial.” Weverton Carvalho (primo)
Estudou a educação infantil na própria comunidade depois foi para cidade da continuidade os estudos na educação básica e ensino médio no Colégio estadual Idelzito Eloy de Abreu e Santo André, onde concluiu seus estudos formando – se em Magistério.
Após formar em Magistério, começou suas experiências nas escolas da comunidade que ela vivia e depois foi contribuir com as escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Ao demostrar potencial na militância e no trabalho e dedicação, foi dada a tarefa de coordenadora da educação das escolas do MST da região Baixo Sul, como coordenadora teve uma grande importância no projeto da Escola do Campo hoje denominada: Luana Carvalho, homenagem ao seu nome pela dedicação aos seus trabalhos como educadora e coordenadora.
“Percebi que era uma pessoa centrada, focada nas coisas objetivas. Tinha um perfil de alguém que conseguia conduzir as coisas de forma tranquila, comunicativa, demonstrando sentir amor pelas pessoas.” Preto Bantu (companheiro de luta)
Em 2008, ingressou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou o curso de história PEC/MSC, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), onde passou 4 anos estudando.
Aos 25 anos, foi vítima de um Câncer no cérebro e faleceu no dia 11 de janeiro de 2011 na residência da família na comunidade do km 25 e foi sepultada no cemitério da cidade Ituberá.
Luana dos Santos Carvalho deixou seu legado, sua história nos inspira e faz continuarmos firmes na luta, acreditando que um mundo melhor é possível.
Luana dos Santos Carvalho, presente!