No momento você está vendo V Seminário de Educação do Campo e Agroecologia

V Seminário de Educação do Campo e Agroecologia

Com o Tema REBROTAR É PRECISO, aconteceu o V Seminário de Educação do Campo e Agroecologia, na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho, que fica no Assentamento Josinei Hipólito, Ituberá-BA. A atividade aconteceu no dia 02 e 03 de junho.

O evento contou com a presença de cerca de 10 comunidades vizinhas, associações, assentados, estudantes, professores que atuam na educação dos povos dos campos, das águas e das florestas, além de parceiros e dirigentes do MST.

A administração municipal de Ituberá esteve representada por Alenilson, Superintendente de Juventude do município; Damião, superintendente dos Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero e André Obama, Diretor de Projetos para a Juventude.

Estiveram presentes Professores da UNEB e UFRB. Nelma Barbosa, profa. do IFBaiano, na Educação Quilombola, juntamente com outros professores do IFBaiano-Valença, acompanhados de estudantes do curso de Agroecologia. Também participou o Sindicato dos Trabalhadores rurais do município de Igrapiúna e Ituberá representados por Andrezito e Sabina Rita, e Neto Baé, parceiro do MST.

Segundo Ronaldo Carvalho, educador da Escola Técnica Luana Carvalho, e parte da coordenação do primeiro dia, “Foram 3 os grandes objetivos de hoje, no seminário: tentar apresentar os trabalhos construídos pela ETALC ao longo dos anos, as tecnologias sociais, para as comunidades vizinhas, e para aquelas que a escola oferta escolarização; Apresentar a conjuntura nacional e regional, a proposta pedagógica da Escola, além de promover o debate com as comunidades para tentar compartilhar experiências e receber contribuições, visto que participaram outros parceiros com propostas pedagógicas diferenciadas, como educação quilombola, IFBaiano, e outros.” conclui

No segundo dia de programação aconteceu o Encontro de Educadores e Educadoras do Campo com debates e planejamentos.

Rebrotar é preciso!