No momento, você está visualizando Regional Recôncavo do MST na Bahia inaugura Centro de Formação Rosemeire Bastos

Regional Recôncavo do MST na Bahia inaugura Centro de Formação Rosemeire Bastos

Por coletivo de comunicação do MST-BA / Regional Recôncavo

Teve início, nesta quinta-feira (07), em Aramari-BA, o 27º Encontro da Regional Recôncavo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Bahia, reunindo cerca de 350 militantes de diferentes territórios para três dias de debates, construção política, mística e celebração da luta popular.

Em um momento carregado de simbologia e emoção, a Regional Recôncavo inaugurou o Centro de Formação de Militantes, que passa a levar o nome de uma mulher preta Rosemeire Bastos, militante incansável e referência na luta pela educação do campo para o MST na Bahia.

Rosemeire foi um dos pilares da construção da educação na Regional, atuando na formação de educadores/as e defendendo com firmeza uma educação popular, libertadora e conectada com a realidade do povo do campo. Seu nome eternizado no Centro de Formação reconhece seu legado e inspira as novas gerações da militância para seguir lutando e construindo a Reforma Agrária Popular.

“Rosemeire dedicou sua vida à construção de uma educação popular e de qualidade. Dar seu nome a este Centro é reafirmar a memória, a luta e o compromisso com a educação como instrumento de transformação social”, destacou um dos militantes presentes durante a homenagem.

A abertura foi marcada por mística, canto, memória, ancestralidade e unidade entre militantes, aliadas e aliados. O encontro se abriu como um espaço vivo de partilha, reflexão coletiva e fortalecimento da organização no território do Recôncavo.

Durante a abertura da atividade lideranças políticas, institucionais e movimentos aliados do campo e da cidade, autoridades amigas do MST estiveram presentes, fortalecendo o diálogo e a construção conjunta, como Victor Passos, articulador político da Regional Recôncavo; Antônio Cardoso, prefeito de Aramari; Márcio, prefeito de Pedrão; Inara, presidenta do PT de Aramari; Júlia Oliveira e Mário César, executiva do PT Bahia; Professora Silvana, UFRB; Poliana Reis, diretora de Educação do Campo e Povos Tradicionais; Fernanda e Leo, coordenação estadual do Projeto Mãos Solidárias; Ronald, assessor especial da Conjuv; Hevison Pereira, frente estadual de comercialização do MST; Evanildo Costa, direção nacional do MST; Isaías Nascimento, setor de produção do MST.

 

Com alegria, coragem e pensamento crítico, militantes iniciaram o encontro reafirmando compromissos com a Reforma Agrária Popular, a cultura camponesa, a autonomia dos territórios, a educação do campo, a agroecologia, os direitos do povo negro e a construção de um projeto popular para o Brasil.

O 27º Encontro segue nos próximos dias com plenárias, formações, debates, atividades culturais e definição de estratégias políticas para o próximo período.