No momento você está vendo A Caravana da resistência passa no Nordeste do Brasil debatendo e formando a população.

A Caravana da resistência passa no Nordeste do Brasil debatendo e formando a população.

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
De Voz do Movimento

 

Nos dias 31 de julho a 02 de agosto, estará acontecendo no Nordeste do Brasil, a caravana da Resistência, iniciativa dos parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), ligados a reforma agrária e aos movimentos sociais.

Com o lema: Terra, Aposentadoria digna e Lula livre, os Deputados Federais Valmir Assunção (BA), João Daniel (SE) e Paulo Pimenta (Líder do PT na Câmara Federal) vêm dialogando com a população nordestina, sobre os retrocessos que a classe trabalhadora têm sido alvejada todos os dias pelo atual governo.

Nessa primeira etapa, três estados estão recebendo a caravana, são eles: Sergipe, Pernambuco e Bahia.

Na Bahia a iniciativa do debate aconteceu nos dias 31/07 e 01/08 em duas grandes regiões: o norte, nos arredores de Juazeiro e circunvizinhanças, e no nordeste da Bahia, região de Paulo Afonso.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, abraçou a causa e não só esteve presente como, participou dos debates, e ainda levou a discussão para as áreas de reforma agrária.

Nas duas regiões mais de duas mil pessoas, acampadas e assentadas estiveram debatendo e aprendendo sobre as medidas desse governo que só atinge o povo trabalhador.

Para Evanildo Costa, Dirigente Nacional do MST na Bahia, que acompanhou todo o processo dentro das áreas baianas, “se faz necessário dialogar com a classe trabalhadora nesse momento sombrio”

O momento é realmente de estudo, para que o povo saiba que o governo colocou um alvo na classe trabalhadora quando consegue aprovar as leis que nos desfavorece, e no Nordeste está ação se faz mais urgente.

“O povo nordestino é resistente desde sempre, ajudamos a construir o Brasil, e agora querem tirar o país da gente, então não podemos permitir que isso aconteça, fomos resistentes no processo eleitoral e continuaremos” conclui Costa.

O próximo destino da caravana, é o Sergipe e logo seguinte o Pernambuco, tornando a centralidade das discussões sejam também parte do debate da classe trabalhadora.

 

Doação de alimentos

 

No bojo dos debates sobre reforma agrária, reforma da previdência digna e Lula livre e pelos retrocessos vividos, o MST, enquanto movimento social, realizou uma doação de frutas, verduras e legumes a Fundação Lar Feliz, na cidade de Juazeiro, que atende diariamente cerca de 500 crianças.

Foi doado mais de uma tonelada de alimentos vindos diretamente das áreas de assentamento e acampamento.

Para Márcia Mascarenhas, Coordenadora do Coletivo de Comunicação do MST na regional Norte, “aqui conseguimos juntar o debate político que se faz essencial e a prática enquanto movimento social, estudamos e contribuímos com as necessidades básicas das crianças da Fundação, enquanto o foco do governo, é acabar com a classe trabalhadora, nós estamos aqui para nos ajudar” finaliza Mascarenhas.

Os alimentos doados ajudarão para que as crianças atendidas, provem e saibam que no campo, é possível ter vida e alimentação saudável.