Texto e foto por: Adenilton Souza
No dia 20, aconteceu o 1ª Encontro Regional de Juventude com o tema juventude em luta pela vida e por direitos.
O encontro aconteceu no Assentamento Bom Jardim na Brigada Velho Chico regional Nordeste. A atividade contou com a participação de 80 jovens de toda regional que se deslocaram de diferentes acampamentos e assentamentos do Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
De acordo com Carla Ticiane, coordenadora do setor de juventude da regional, o encontro possibilita formação politica e cultural da juventude para poder assumir diferentes tarefas nas suas áreas. Também formando militantes para que assuma os setores que estão em abertos no movimento. Mostrando também a importância que eles tem de assumir espaços na sociedade, que dialogue com a cultura do campo através da agroecologia em suas vidas, conclui Ticiane.
Um dos colaboradores na discussão da conjuntura politica Gilberto Santana ressalta que a juventude precisa assumir todos os espaços, independente do atual governo, devem correr atrás e ir de encontro ao futuro, seja nas universidades seja ocupando cargos em todas as esferas.
Segundo Kaliane Vitória, coordenadora do setor de saúde regional, a saúde contribuiu no aspecto de ressaltar a importância do uso das plantas e remédios naturais e mostrando como o setor de saúde de organiza no movimento, lembrando sobre doenças que vem afetando a juventude nos acampamentos e assentamentos como a depressão, o tema da saúde mental onde vem acontecendo muitos casos de suicídio, trazendo também a questão de gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissível, conclui Vitória.
O encontro encerrou no domingo (22) com a final do torneio regional de futebol da Reforma Agrária, onde reúne times dos assentamentos e acampamentos e das comunidades vizinhas, rumo ao primeiro torneio Estadual em Salvador no estádio Pituaçu.