No momento você está vendo Jovens Sem Terra se formam em curso de capacitação na Bahia

Jovens Sem Terra se formam em curso de capacitação na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Para Voz do Movimento

Na última quarta-feira (18), no Instituto Federal de Ensino e Tecnologia da Bahia, campus de Eunápolis no Extremo Sul da Bahia, 25 jovens Sem Terra de diversos assentamentos e acampamentos terminaram mais um círculo de formação.

Os jovens que participaram do projeto de ”Inclusão de digital de jovens da reforma agrariam da Costa do Descobrimento”, que teve como objetivo capacitar jovens do campo com oficinas de tecnologia da informação.

O projeto Inclusão de digital de jovens da Reforma Agrária da Costa do Descobrimento da parceria entre o MST e a instituto Federal de Ensino e Tecnologia -IFBA campus de Eunápolis.,

A atividade contou com representantes do IFBA, Secretaria de Educação do município de Eunápolis, e representante estadual e regional do MST que ressaltaram a importância do projeto na vida destes jovens.

“O acesso e a formação são importantes para que os jovens Sem Terra possam difundir esse conhecimento, se apropriar da tecnologia e usá-la para suas próprias conquistas, além de esta ocupando um espaço público como o IFBA, para muitos eram impossível”, afirmou Jurandir Barbosa- coordenador do curso pelo IFBA

Rosemary Lisboa da direção estadual do MST, destacou o quanto esse projeto é significativo. “Ações assim interferem positivamente não só na vida dos jovens, mas na vida da comunidade como um todo. Agora o nosso grande desafio é dar continuidade às atividades nas áreas, já que não possuímos estrutura com telecentro por exemplo, mesmo assim nossos jovens permanecerão engajados na organização dos assentamentos e das comunidades”.

Inclusão digital de jovens da Reforma Agrária da Costa do Descobrimento teve início em Julho de 2019 no campus, com encontro de uma semana por mês, enfrentando desafios e obstáculos para conclusão deste curso, a turma concluiu com 25 jovens que demonstraram o desejo e a coragem que querer aprender.

Concluí mais um projeto de acordo com Sávio Silva, filho de acampado e aluno do curso: “O nosso sonho e a nossa utopia são ferramentas importantes para seguimos lutando e construído uma nova sociedade, e teremos mais uma ferramenta a partir deste curso, agradecemos ao MST e o IFBA, por nos dar a oportunidade de nos preparar para vida”. Conclui Silva