Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Do Voz do Movimento
Durante a reunião, foi lançada a campanha para o plantio de 100 mil mudas de arvores na Chapada Diamantina
Ocorreu nos dias 18 e 19 deste mês a primeira Reunião da Direção Regional do MST da Chapada Diamantina, além dos debates e planejamentos realizados durante a atividade, um plantio de árvores foi o que marcou o encontro. Na reunião, ocorrida no Assentamento Beira Rio – município de Boa Vista do Tupim, ficou decidido que o MST irá plantar 100 mil mudas de árvores na Chapada Diamantina, este ano.
Enquanto o governo Bolsonaro, com sua política desastrosa, incentiva a destruição ambiental o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra refloresta o país.
Ainda este ano, serão plantadas um milhão de arvores em toda a Bahia. A meta é que as famílias Sem Terra, acampadas e assentadas das áreas de Reforma Agrária plantem 100 milhões de arvores em todo o país, nos próximos 10 anos.
Na Chapada Diamantina o povo Sem Terra tem reflorestado áreas degradadas, desde 2016. No Assentamento São Sebastião de Utinga, localizado no município de Wagner/BA, os assentados em parceria com amigos, escolas e organizações sociais plantaram mais de três mil mudas de arvores nativas às margens do Rio Utinga. Este ano, o número de mudas plantadas será ainda maior, no assentamento mencionado já há um viveiro em que será produzido mais de 40 mil mudas para serem plantadas no local e em comunidades vizinhas. A decisão do MST é plantar arvores em todos os acampamentos e assentamentos da região.