No momento você está vendo Sem Terras fazem doação de alimentos no Nordeste da Bahia

Sem Terras fazem doação de alimentos no Nordeste da Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Para Voz do Movimento

No último sábado (30), a cidade de Jeremoabo fugiu da sua rotina habitual logo pelo início da manhã, cerca de 200 Sem Terras se localizaram no centro da cidade para realizar doações de alimentos livres de veneno.

Os alimentos que foram doados e vieram do acampamento Belo Monte, que fica na zona rural de Jeremoabo na região nordeste da Bahia. O acampamento foi construído em abril de 2018, anteriormente era a fazenda Tupipan, que estava abandonada, sem cumprir a sua função social que é gerar trabalho e renda.

Foi ocupada com mais de 100 famílias, e hoje após um ano e sete meses, já são mais de 220 famílias que produzem por semana cerca de mais de 30 mil quilos de alimentos por semana.

As famílias produzem uma variedade e diversidade de alimentos: abóbora quiabo, melão, macaxeira, milho, feijão, banana, hortaliças e outros. O acampamento Belo Monte é referência na geração de empregos na região, são mais de 2 mil empregos gerados diretamente do acampamento, a economia da região sofre influência direta do acampamento.

Diante de toda a produção das famílias, 15 mil quilos de alimentos foram separados para serem doados na cidade. Dessa quantia total, sete foram distribuídos para os cidadãos de Jeremoabo e oito mil foram doados para o asilo Vicentino no centro da cidade.

“O acampamento Belo Monte tem sido alvo de fazendeiros, pistoleiros e do governo” afirma Antônio Marcos de Jesus, Dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da região, e continua, “nós só queremos a terra para poder viver e trabalhar, produzindo alimentos de qualidade, nosso crime é movimentar a economia de Jeremoabo e gerar empregos”.

“E hoje trouxemos um pouco do que produzimos para doar, queremos dialogar com a cidade e mostrar qual é o nosso trabalho, e é por produzir e gerar renda que estão querendo nos tirar de onde estamos, mas continuaremos resistentes e firmes” conclui Jesus.

Mais de 5 mil pessoas moradores de Jeremoabo puderam levar para casa alguns produtos produzidos nas áreas do acampamento. A produção do acampamento continua firme e na resistência, a alimentação saudável é a pauta do dia.