Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Lutando por um Sistema Único de Saúde de qualidade, Vacinação, Volta do Auxílio, crédito emergencial para Agricultura Familiar e Fora Bolsonaro, nesta última sexta feira (05/03), mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Regional Nordeste da Bahia distribuíram toneladas de alimentos para a população de Santa Brígida no interior do estado.
As mulheres doaram três toneladas de alimentos e trezentos litros de leite para a população carente do município, os alimentos foram coletados em assentamentos e acampamentos da regional.
Melancia, leite, Maracujá, quiabo, banana, jiló, berinjela e coentro, foram alguns dos diversos produtos doados durante a ação.
São alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, cedidos por famílias Sem Terras que estão comovidas com a crise emergencial causada devido a covid-19 e resolveram doar mantimentos agrícolas visando ajudar aqueles que mais necessitam.
“Para nós mulheres acampadas e assentadas do MST é de grande valia partilhar com as mulheres da cidade um pouco da nossa luta e também levar para elas uma palavra de conforto nesse momento em que falta o pão e aumenta o desemprego”, argumenta Aline Anunciada – dirigente do MST pela Brigada Velho Chico.
Os itens foram doados em três bairros do município, na Vila São Pedro, no Conjunto Madrinha Dodô, e na Vila Braga. Os alimentos foram cedidos por acampados e assentados da Regional Nordeste, organizados por meio da Brigada Velho Chico.
A maior parte dos alimentos doados foram do acampamento Belo Monte – município de Jeremoabo. O Leite foi coletado nos Assentamentos Bom Jardim e Guanabara, e as hortaliças foram doadas por famílias do Acampamento São José, localizado no município de Paulo Afonso/BA.
Segundo Aline Anunciada, o sentimento que viu nos olhos e nas falas das pessoas que receberam os alimentos doados foram o de gratidão.
A jornada de lutas das Mulheres Sem Terras da Regional Nordeste continuará a acontecer durante todo o mês. Neste sábado, elas estão organizando no Assentamento Bom Jardim – Santa Brígida, a construção de hortas agroecológicas; no Assentamento Maria Bonita o plantio de árvores e no Assentamento São José a construção de hortas medicinais, junto com todas as mulheres assentadas e até o dia 14, farão mais plantio de arvores nativas em áreas de assentamentos da regional.
Além das atividades já realizadas pelas mulheres da Regional Nordeste, durante os dias 08 a 14 ocorrerão diversas ações em todo o estado. As mulheres se unirão para espalhar solidariedade, cuidar da natureza e lutar pela vida, em defesa do SUS, por vacina para todas as pessoas e para semear resistência contra a fome e todas as formas de violências que acometem as mulheres do campo e da cidade.