No momento você está vendo Após estreia nos cinemas, filme Marighella será exibido em área do MST na Bahia

Após estreia nos cinemas, filme Marighella será exibido em área do MST na Bahia

A exibição será acompanhada por um ato político com a participação do diretor e parte do elenco

 

O Assentamento Jacy Rocha, localizado no município do Prado, Extremo Sul da Bahia, será palco da exibição do filme Marighella no próximo dia 6 de novembro, às 18h. Acompanhado por um ato político, o evento contará com a participação do diretor Wagner Moura e dos atores Bruno Gagliasso e Henrique Vieira, que atuam no longa-metragem.

João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, Tata Amaral, cineasta, os familiares do líder baiano Maria Marighella e Carlinhos Marighela, e Valmir Assunção, deputado federal, também confirmaram presença.

Após dois anos de gravação, no dia 04 novembro o lançamento acontecerá nos cinemas. A exibição numa área do MST têm por objetivos promover a arte, em especial, entre aqueles e aquelas que diariamente resistem e reproduzem em suas práticas cotidianas o legado do grande lutador do Povo, Carlos Marighella; recuperar a memória da luta do povo; e prestar homenagens ao grande revolucionário baiano.

Para o MST na Bahia, a exibição do filme será um ato da resistência do povo camponês, já que o Movimento acredita que o cinema, e a cultura como um todo, não pode ser um privilégio de poucos, nem tão pouco contar a história de uma pequena população. Essa premissa também faz parte da construção do próprio filme.

O longa resgata parte da história do líder comunista, Carlos Marighella, que foi assassinado na noite de 4 de novembro de 1969 em uma emboscada na alameda Casa Branca, na capital paulista. O líder tornou-se uma referência de resistência à ditadura militar no Brasil.

Programação

Nos dias 5 e 6 de novembro, algumas atividades acontecerão antes do ato político de exibição do filme. O MST realizará uma Jornada da Juventude Camponesa, com atividades de formação política e agitação e propaganda, uma Plenária dos Evangélicos, uma Plenária dos Povos Tradicionais, diversas apresentações culturais, um Ato em Defesa da Reforma Agrária e uma Feira Agroecológica.

Assentamento Jacy Rocha

O projeto de Assentamento Agroecológico Jacy Rocha tem três mil hectares e mais de 200 famílias desenvolvem atividades produtivas relacionadas o bovinocultura, leiteiro, horta, café, pimenta do reino, urucum, psicicultura e criação de pequenos animais.

A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto é uma referência dentro da comunidade para o MST a nível nacional, mas também à população das cidades nos arredores. A escola já formou mais de 2000 pessoas em cursos diversos. Entre eles se destacam três turmas do curso técnico em agroecologia e duas especializações em educação e agroecologia.

Serviço

Exibição do filme Marighella
Quando? 6 de novembro
Que horas? 18H
Aonde? Assentamento Jacy Rocha – Prado (BA), BR 101 – no Km 823 Sul