No momento você está vendo Agricultores do MST recebem suporte para preparo da terra e incentivo à produção de alimentos saudáveis em Prado/BA

Agricultores do MST recebem suporte para preparo da terra e incentivo à produção de alimentos saudáveis em Prado/BA

Por Coletivo de Comunicação do MST/BA

A Secretaria de Agricultura de Prado juntamente com a Prefeitura Municipal, o MST e o Deputado Federal Valmir Assunção seguem com ações intensas para o fortalecimento dos Produtores Rurais do Município de Prado, no Extremo Sul da Bahia. Iniciou nesta segunda feira (29) o projeto de aporte produtivo que visa ampliar e fortalecer a produção de alimentos saudáveis e sem veneno nos Assentamentos e Acampamento do MST do município.

Nesta segunda feira (29), foi um dia muito especial para agricultura de Prado, onde as Comunidades Rurais, Acampamentos e Assentamentos de Reforma Agrária receberam um incentivo de aporte produtivo nas comunidades, fruto de uma parceria entre o Deputado Federal Valmir Assunção, o Prefeito Gilvan Produção e o Movimento Sem Terra.

Famílias de nove Comunidades Camponesas, entre elas, Assentamentos e Assentamentos tiveram acesso de forma gratuita a tratores para ararem suas terras, e assim, poderem cultivar, visando garantir o sustento de suas famílias, comercializar a produção e também, poder doar alimentos para aqueles que mais necessitam.

Os Assentamentos beneficiados com a ação foram: Rosa do Prado, Jaci Rocha, Antônio Araújo, Egídio Brunetto, Corumbal, Riacho das ostras, Fabio Henrique, Três Irmãos, e 1° de abril.

“Esse é um incentivo que nunca vimos no município de Prado, o nosso prefeito Gilvan está de parabéns juntamente com nosso deputado Federal Valmir Assunção, as famílias que tiverem interesse em participar do projeto, vem nos ajudar na produção” afirma Joceli Rocha dos Santos – Secretária da Associação do Assentamento Rosa do Prado.Agricultores do MST recebem suporte para preparo da terra e incentivo à produção de alimentos saudáveis

O evento ocorreu em diversas comunidades, contou com a presença de Lenilson Felipe – Secretário de Agricultura de Prado/BA, e lideranças políticas do MST. Enquanto, as famílias faziam o cadastro, o trator já começava a preparar a terra para o plantio.

Emerson Batista é um dos agricultores beneficiados, ele ressaltou que algumas famílias já estavam desistindo de plantar durante este ano devido não ter condições necessárias de preparar o solo. “Fiquei muito feliz em ver a terra ficando pronta para nossos companheiros e companheiras jogar a semente”, Destaca Emerson.

O Secretario Lenilson Felipe, disse que é só começo. “A previsão de um suporte mais adequado ocorrerá em breve. Sabemos que isso ainda não é suficiente, mas toda caminhada começa com o primeiro passo. Nosso objetivo é fortalecer o homem do campo para que abasteçam nosso município, além de fornecem para programas de aquisição de alimento da prefeitura, ” explica Felipe.

Paulo César Articulador político da regional Extremo Sul, afirma que “é a primeira vez que acontece uma parceria dessas na região e que essa parceria se torna ainda mais importante quando em tempos de pandemia, vemos um gestor sério que esta interessado em potencializar a produção de alimentos sem veneno pelo povo Sem Terra, ” Finaliza César.

A direção do MST parabenizar o prefeito pelo incentivo a agricultura familiar e produção agroecológica de alimento saudável. Isso gera fonte de renda para o campo e a cidade ao mesmo tempo, e leva alimento saudável para mesa da população.

O prefeito Gilvan em nota destaca que o objetivo da gestão é equipar nossa agricultura familiar, desde máquinas, à capacitação técnica para impulsionar a produção, principalmente a produção de alimentos saudáveis.