Por Coletivo de Comunicação do MST/BA
No último dia 02 de maio de 2021, completou um ano do projeto “Plantando o Amanhã” da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Assentamento Luís Inácio Lula da Silva (Lulão), no município de Santa Cruz Cabrália, Extremo Sul da Bahia.
O Projeto Plantando o Amanhã é fruto da Campanha Nacional de Plantio de Arvores desenvolvida pelo Movimentos Trabalhadores Rural Sem Terra (MST), “Plantar arvores produzir alimentação saudável”. A ação que se perpetuou mesmo em tempos de pandemia, e fortaleceu a unidade do coletivo qual organiza o Projeto, ocorre durante os dias 02 de cada mês. São doações de mudas produzidas no viveiro da escola pelos educandos e equipe escolar. As doações acontecem as margens da BR 367, no km 22, em frente ao Assentamento.
De acordo com Maria Gil do coletivo de educação e vice-diretora da escola, estar em contato com a natureza viva é sempre algo enriquecedor e agradável. “Esse projeto tem esse objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da natureza para nossa sobrevivência e despertar nelas esses sentimentos de paz e alegria que a natureza proporcionar”.
Maria Gil completa que já foram doadas 575 mudas no decorrer destes anos de atividade. “Cada muda é uma semente da Reforma Agrária Popular e leva consigo uma mensagem da importância e validação desse plantio agroecológico e de fortalecimento da campanha, ” conclui Gil.
O ato se repete em todos os dias 02 de cada mês, com doações de 25 mudas para quem passar na BR, no decorrer do dia. A partir das 07 horas da manhã, quem passa pela BR, no dia 02, ou quem visita à escola, tem a oportunidade de levar para casa diversas espécies de mudas, como: cacau, cupuaçu, amora, manga, ameixa amarela, jenipapo, graviola e jaca.
MST, plantar o presente para colher o futuro: Campo e Cidade unidos pela vida!
Vacina para a população, já! Viva o SUS!